NEMES (Núcleo de Estudos)

 

Criado em 2003, o Núcleo de Estudos em Mística e Santidade (NEMES) é coordenado, desde o início, pelo Prof. Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé e está vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC-SP.  O trabalho do NEMES inclui:


[1] Estudar as categorias teológicas de mística e santidade no universo abraâmico, no neo-platonismo pagão e hermetismo antigo, a partir das frentes metodológicas que constituem o campo das ciências da religião,em especial, filosofia, psicologia, teologia, história, literatura e arte.

[2] Reflexão sobre as questões que transitam entre a moral, a teologia e a filosofia nas tradições apontadas no primeiro tópico.

[3] Como consequência, uma verticalização da reflexão epistemológica em ciências da religião, traço diferencial e de grande valor que caracteriza o Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUCSP, conforme reconhecimento da CAPES.

[4] Visibilidade da produção: Revista Agnes, em circulação desde o 2.º semestre de 2004, cujo objetivo é tornar-se uma referência no campo de pesquisa em teoria da religião, mística e santidade, com recortes metodológicos nas diversas áreas que compõem o espectro disciplinar das ciências da religião; Seminários NEMES, ao final de cada ano, com participantes internos e externos ao núcleo, sendo que o primeiro foi realizado em novembro de 2008 com foco no tema do Mal – “O Mal está entre nós?”; o segundo, em novembro de 2009, com o tema Santidade – “Seria a Santidade Insuportável?” – e o terceiro, em novembro de 2010, abordando “As mulheres e Deus”; criação de um site NEMES para centralizar informações e a produção do NEMES em mídia eletrônica.

[5] Criação de uma frente de pesquisa envolvendo professores, doutorandos, mestrandos e iniciação científica.

[6] Formação de um corpo de pesquisadores capacitados a dialogar com a educação e a clínica psicológica na difícil tarefa de re-introdução da “questão religiosa”, já que a sociedade pós-moderna começa a perceber que os instrumentos modernos de compreensão do fenômeno religioso (resumidos nas idéias de religião como alienação ou sintoma) não dão conta da demanda social e psicológica presentes.


ÁREAS PREDOMINANTES: Ciências Humanas e Filosofia.

LINHAS DE PESQUISA: Filosofia e Psicologia da Religião, Mística e Santidade

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq


Anúncios

2 Respostas to “NEMES (Núcleo de Estudos)”

  1. gostaria de saber se havera um proximo seminario Nemes? se sim quando e onde, e se posso participar

    • Sim, acreditamos que deve haver esse seminário. Ao que parece, ocorreu nos últimos quatro anos. Mas você pode enviar email para o Pondé perguntando. De qualquer forma, sempre anunciamos aqui, pode ficar tranquilo.

      Abs, Eq. Pathfinder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: