Lançamento capítulo 2

Contra um Mundo Melhor também no CPFL de Campinas

by Felipe Lavignatti

No dia 03 de dezembro, a CPFL Cultura apresenta o lançamento do livro Contra um Mundo Melhor: Ensaios do Afeto, do filósofo Luiz Felipe Pondé, que no dia debaterá o livro com o historiador Leandro Karnal e com o também filósofo Oswaldo Giacoia Jr.

Nesse livro, lançado pela editora LeYa Brasil, Pondé publica ensaios sobre a filosofia do cotidiano, reunindo temas variados como a relação entre homens e mulheres, memórias da infância, fracasso, dinheiro, egoísmo e humildade. Fiel ao seu estilo contundente, o autor recusa lugares-comuns e uma postura conformista, procurando provocar o leitor para tirá-lo da apatia.

Filósofo e professor universitário, Pondé utiliza uma linguagem coloquial, entre o discurso acadêmico e o jornalístico, que tira as discussões filosóficas do ambiente restrito das salas de aula. Colunista de um jornal paulista com distribuição nacional, desde 2008, ele busca ampliar o diálogo que mantém com os leitores em sua coluna.

Para muitos, Pondé revitalizou o colunismo através de seu estilo polêmico e provocativo. Não por acaso, no ensaio inicial desse novo livro, o autor cita algumas vezes outro colunista controvertido, Nelson Rodrigues, a quem oferece o livro:

“Hoje, faltam homens como ele: homens que não têm medo. Assim como ele, não acredito num mundo melhor e direi isso de várias formas diferentes até morrer”, diz Pondé.

Os ensaios possuem tamanhos variados, alguns mais curtos que outros, mas todos breves, de modo a facilitar a leitura e adaptá-la a um cotidiano apressado. O autor explica a opção pelos fragmentos afirmando que “a descontinuidade descreve melhor uma filosofia do afeto, que se move a sobressaltos, e também porque o cotidiano é descontínuo”. Reafirma seu ceticismo com frequência, o que o faz recusar a busca insistente por um mundo melhor, que, para ele, é uma impossibilidade e também um falso objetivo.

Nos ensaios, ele denuncia o que chama de “marketing do comportamento”: discursos e posturas hipócritas com toques de sofisticação, que buscam mascarar a angústia e o sofrimento do mundo – o que, para o filósofo, constitui a essência do humano. “Porque o que nos humaniza é o fracasso”, diz. Pondé ainda explica por que decidiu escrever para não filósofos e por que não acredita em um mundo melhor:

“Cansei da filosofia, por isso comecei a escrever para não filósofos, porque a universidade, antes um lugar de gente inteligente, se transformou num projeto contra o pensamento. Todos são preocupados em construir um mundo melhor e suas carreiras profissionais. E como quase todas são pessoas feias, fracas e pobres, sem ideias e sem espírito inquieto, nada nelas brota de grandioso, corajoso ou humilde. Eu não acredito num mundo melhor. E não faço filosofia para melhorar o mundo. Não confio em quem quer melhorar o mundo. É isso mesmo: acho um mundo de virtuosos (principalmente esses virtuosos modernos que acreditam em si mesmos) um inferno”.

Ficha Técnica do Livro

Título: Contra um Mundo Melhor – Ensaios do Afeto  |  Autor: Luiz Felipe Pondé

Editora: LeYa Brasil

Formato: 16×23, em brochura  |  Páginas: 218  |  Preço: R$ 39,90

ISBN: 978-85-62936-69-2.

Sobre a Editora LeYa

A LeYa nasceu em Portugal, em janeiro de 2008, como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem-sucedidas editoras africanas. Compõem a LeYa as seguintes editoras: ASA, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d’Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Quinta Essência, Sebenta, Teorema e Texto. A força destas marcas e a qualidade do que produzem, aliadas aos objetivos ambiciosos e à dinâmica de grupo, fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversa nos seus programas editoriais.



Horário: 19h

Local: Café Filosófico (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)

Classificação etária: livre

Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h




Anúncios

~ por Pathfinder em 24/11/2010.

 
%d blogueiros gostam disto: