TCHEKHOV 150 ANOS: Palestra de Luiz Felipe Pondé

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO apresenta TCHEKHOV: 150 ANOS

Com convidados especiais como Luiz Felipe Pondé, Eduardo Tolentino de Araújo, Elena Vássina, Denise Weinberg, Francisco Medeiros, Maria Thais e Boris Schnaiderman, inúmeras atividades culturais comemoram os 150 anos da obra de Anton Tchekhov.

Esse grande evento vem acontecendo na Caixa Cultural São Paulo desde o dia 03 de junho, com data de término dia 27 de junho. As inúmeras atividades culturais ocorrem entre quarta-feira e domingo, em três horários, às 18h, 18h30 e 19h (ver programação completa), com ENTRADA FRANCA.

Na maratona de atividades culturais encontram-se espetáculos teatrais, leituras dramáticas, palestras, oficina de interpretação e encontros de reflexão sobre o escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904), um dos mais importantes e revolucionários autores do século XIX. Esse evento é uma homenagem aos 150 anos do seu nascimento e uma oportunidade inédita de reflexão e divulgação de sua obra no Brasil.

A programação conta com a presença de artistas e intelectuais com profundo conhecimento sobre o autor, tais como Luiz Felipe Pondé (filósofo, professor e ensaísta), Boris Schnaiderman (professor e tradutor de inúmeras obras de Tchekhov), Elena Vássina (pesquisadora de literatura russa e professora da USP), Denise Weinberg (atriz, diretora e professora), Eduardo Tolentino de Araújo (diretor teatral do grupo TAPA e tradutor da peça “Ivânov” de Tchekhov), Francisco Medeiros (diretor teatral e professor) e Maria Thais (diretora teatral da Cia. Balagan, professora e pesquisadora).

———————————————-

SOBRE AS ATRAÇÕES CULTURAIS

As atividades reflexivas do evento incluem:

(1) Palestra “Tchekhov e a estética do infinito”, com Luiz Felipe Pondé, dia 16 de junho às 18h30;

(2) Palestra sobre teatro e literatura russa com Boris Schnaiderman e Elena Vássina, dia 17 de junho às 19h;

(3) Encontro “Interpretação e linguagem”, com Denise Weinberg, Maria Thais e Caetano Gotardo, diretor e dramaturgo;

(4) Encontro “O texto e a escolha da encenação”, com Eduardo Tolentino de Araújo, Francisco Medeiros e Marina Tranjan, atriz, diretora e dramaturga.

** As palestras e encontros terão formato descontraído e serão abertos à participação do público. A mediação e apresentação do evento são da atriz Eloisa Vilela Fusco, idealizadora do evento junto com a atriz Lilia Nemes. Ambas integram a Cia. dos Desejos, que estreia no evento com a montagem de “As Três Irmãs”.

———————————————-

Para saber mais sobre os outros eventos e apresentações, consulte a PROGRAMAÇÃO COMPLETA => Poética do Humano

———————————————-

DATAS: de 03 a 27 de junho de 2010 – Terça à Domingo das 9h às 21h

LOCAL: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – São Paulo – SP – Fone: 11 3321-4400

Capacidade: 100 lugares (Acesso para pessoas com necessidades especiais)

ENTRADA FRANCA – Recomendação etária: 12 anos

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

———————————————-

=======================================================================

OUTRAS INFORMAÇÕES:

(1) Sobre os 150 anos de Tchekho na Revista CULT

(2) Sobre os 150 anos de Tchekhov por MILTON RIBEIRO

(3) Artigo no jornal ESTADO DE SÃO PAULO ONLINE

———————————————-

Não cabe ao escritor a solução de problemas como Deus ou o pessimismo; seu trabalho consiste em registrar quem, em que circunstâncias, disse ou pensou sobre Deus e o pessimismo.” (TCHEKHOV)

———————————————-

Anúncios

~ por Pathfinder em 15/06/2010.

 
%d blogueiros gostam disto: