Pondé falará sobre seu mais recente livro (em JUNHO)

______________________________________________________________________________

No Café Acadêmico do dia 12 de junho

Nesse encontro, Pondé falará sobre seu mais recente livro: Do Pensamento no Deserto – Ensaios de Filosofia, Teologia e Literatura.

Os ensaios reunidos nessa obra, publicada pela Edusp, marcam a trajetória biográfica e intelectual de Luiz Felipe Pondé entre 2000 e 2006, por meio de pensamentos que, segundo indica o título, foram gestados e articulados no deserto. Ora, desértica é a paisagem sem água e vegetação, um lugar de esterilidade, das mais penosas e agrestes condições em que a vida mal pode se manter à custa de supremo esforço. A imagem é apropriada para traduzir uma interpretação do mundo despojada de ilusões éticas consoladoras, embebida de um pessimismo haurido na frequentação de textos gnósticos e místicos, bem como no corpo a corpo com a literatura sobre o niilismo. Trata-se de um pensamento que, por desacreditar na espécie humana, não partilha a moderna confiança ilustrada na história como progresso moral infinito do gênero humano – um ideal que, em versão leiga, teria como télos a construção do reino de Deus na Terra.

O CAFÉ ACADÊMICO acontecerá na Rua Lins de Vasconcelos, 3390 – Vila Mariana – São Paulo (ao lado da Estação Vila Mariana do Metrô).

Dia 12 de junho, das 9h às 12h. Taxa de investimento: R$ 10,00.

Para inscrever-se, enviar e-mail para: cafeacademico@yahoo.com.br

______________________________________________________________________________

Anúncios

~ por Pathfinder em 03/05/2010.

 
%d blogueiros gostam disto: